

Estão abertas as inscrições para a I Edição em Portugal dos Prémios Humanizar a Saúde, uma iniciativa do Laboratório Farmacêutico Teva, a realizar a 26 de novembro próximo, o Dia do Cuidador.
O objetivo dos prémios é reconhecer o trabalho daqueles cuidadores que, continua e empenhadamente, ajudam a atender a todas as necessidades das pessoas de quem cuidam, mas também a enfrentar a experiência da doença da melhor forma possível, através da criação de um ambiente confortável e seguro para estes e para as suas famílias, eliminando medos, apoiando-os e humanizando os cuidados de saúde.
Quem pode participar?
Os interessados devem enviar as suas candidaturas através do site da empresa, na área específica para o efeito, até 15 de outubro. As 5 iniciativas selecionadas serão premiadas com 5.000 euros cada, num evento público a realizar no Dia do Cuidador.
Em Portugal, são muitos os cuidadores que colaboram e trabalham em conjunto com os doentes ou associações de doentes, gerando projetos de valor acrescentado que se enquadram no processo de prevenção, cura ou cuidados paliativos, num ambiente de apoio, afeto e proximidade.
“Estamos entusiasmados por poder atribuir estes prémios em Portugal, que já são referência no setor de saúde em todo o mundo. Além de desenvolver medicamentos de qualidade, procuramos que a população viva dias melhores através de outras ações. Estes prémios são o melhor exemplo disso. Para fazer a nossa estreia quisemos assinalar o Dia do Cuidador e prestar-lhes a homenagem devida pelo grande trabalho que realizam; na Teva, queremos dar visibilidade à sua figura e ser uma empresa que cuida de quem cuida, cumprindo a nossa máxima: uma marca que se preocupa”, afirmou a Diretora-Geral do laboratório em Portugal, Marta González Casal, em declarações à imprensa da especialidade.
Um desafio social, em tempos de pandemia
Com os desafios criados pela pandemia, que trouxeram obstáculos acrescidos à vida de doentes, cuidadores e famílias, e com os novos apoios aos cuidadores informais a sofrerem atrasos e problemas, estes prémios são uma chamada de atenção para um setor que precisa de mais apoios.. No espaço de um ano, apenas 383 pessoas viram aceite o pedido de subsídio relativo ao novo estatuto do cuidador informal, nos 30 concelhos abrangidos pela fase-piloto da medida. Quase metade dos pedidos foram recusados, num setor muito sensível, e com grande necessidade de sensibilização social e visibilidade, iluminando o valor dos cuidadores informais, sejam eles profissionais ou familiares.
A pandemia por Covid-19 fez aumentar muito o número de cuidadores informais a tempo inteiro que necessitam de medidas excecionais de apoio, sendo que em Portugal apenas estão registados 800 mil cuidadores informais. A situação agravou-se com o encerramento dos centros de dia e de outros suportes sociais, e muitos cuidadores tiveram de abandonar os postos de trabalho.
Se quer participar ou candidatar o seu projeto, pode consultar aqui todo o regulamento e condições de participação.
Precisa de ajuda?
Qualquer que seja a sua condição ou necessidade, a sua saúde e a saúde dos seus está primeiro. Quer seja utente, cuidador ou familiar, em Alcura disponibilizamos, entre outros, produtos da gama de Conforto e Bem Estar, Higiene e de Mobilidade, para melhorar a qualidade de vida e apoiar pessoas em recuperação, e seus cuidadores, permitindo facilitar o quotidiano com o máximo conforto possível.
Apoiamos quem precisa, em todas as fases do processo, através de uma relação de proximidade, apresentando a possibilidade de compra, aluguer ou extensão de aluguer, dos produtos disponíveis.
Alcura, sempre perto de si, quando mais precisa de nós.
Disponível na sua Farmácia.