

O princípio do turismo acessível é uma realidade em que todos ganham. Há um dever social que se cumpre, na sequência dos direitos que todos os cidadãos devem gozar, e constitui uma excelente oportunidade de negócio, o que é especialmente positivo para Portugal dado que o turismo é uma atividade estratégica para o país, sendo a sua maior atividade económica exportadora, representando 15,3% das exportações de bens e serviços.
Evolução e contexto nacional e europeu
Além dos graus de deficiência diversos e da incapacidade temporária, o processo de envelhecimento traz, naturalmente, limitações de ordem motora, visual, auditiva e intelectual.
As pessoas habitualmente não viajam sozinhas e os seus grupos de relação tenderão a escolher destinos onde as necessidades do (s) elemento(s) mais vulnerável(eis) da família ou do grupo sejam satisfeitas e com a maior autonomia possível.
Cerca de 120 milhões de cidadãos da UE são, em maior ou menor grau, afetados por uma deficiência. Em virtude do envelhecimento demográfico, prevê-se que este número venha a aumentar progressivamente. A acessibilidade é uma condição prévia para que estas pessoas possam participar e ter um papel ativo na sociedade. Pode ainda contribuir para garantir um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
Só em Portugal, país com cerca de 10 milhões de habitantes, temos 2,5 milhões de idosos, cerca de 1 milhão de pessoas com deficiência, 550 mil de crianças com menos de 5 anos de idade e outros milhares de pessoas com limitações temporárias ou definitivas, que fazem com que esta questão da acessibilidade ganhe especial relevo.
A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência define obrigações em matéria de acessibilidade. Exige que as partes, nomeadamente a UE e os Estados-Membros, tomem as medidas necessárias, incluindo legislação, para garantir a acessibilidade.
Os países com mais de 10.000 fornecedores de Turismo Acessível são: Reino Unido, França, Espanha e Itália. Entre os 5.000 a 9.999 fornecedores encontram-se: Alemanha, Países Baixos, Polónia e Portugal.
Neste sentido, importa identificar e capacitar os recursos turísticos nacionais para que sejam cada vez mais acessíveis e inclusivos para todos, dando resposta à democratização do turismo e desenvolvendo capacidades na procura, para que possa usufruir dos nossos recursos, cada vez mais, turistas nacionais e estrangeiros.
Um guia e uma aplicação para o mercado
Tendo em vista capacitar os gestores e os colaboradores dos empreendimentos turísticos com uma nova ferramenta para um atendimento mais inclusivo, está disponível um novo guia técnico – “Acessibilidade no alojamento turístico: Guia prático” -, elaborado pela Accessible Portugal (associação sem fins lucrativos que promove o turismo acessível), com o apoio do Turismo de Portugal. O guia disponibiliza informações técnicas e recomendações atualizadas sobre o atendimento inclusivo, com base na legislação em vigor (o Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto), referindo ainda o novo quadro legislativo nacional nesta matéria e ainda a primeira norma internacional do setor, a ISO 21902 – Turismo Acessível, publicada no passado dia 13 de julho.
Entretanto, foi implementada mais uma parceria entre o NEST – Tourism Innovation Center, o Turismo de Portugal e a Accessible Portugal que criou, neste âmbito, uma WebApp com conteúdos formativos, de forma criativa, como um jogo, com o objetivo de proporcionar um maior conhecimento das atitudes adequadas a tomar, em cada caso. Os colaboradores ficam aptos para assegurar o atendimento correto dos hóspedes com necessidades específicas, durante toda a sua estadia no alojamento turístico, garantindo assim uma melhor fruição turística no destino.
Para um atendimento global e de excelência, os operadores turísticos terão de atentar à qualidade de vários parâmetros, mantendo-se atualizados:
- Atendimento adequado;
- Quarto adaptado;
- Restaurantes e bares;
- Serviços complementares;
- Websites acessíveis;
- Formação dos colaboradores.
Está a pensar em férias? Siga associações, agências especializadas e outros parceiros.
Apesar da pandemia, já desde o verão do ano passado que todo o setor está a tentar readaptar-se para proporcionar aos seus potenciais clientes os serviços adequados, em segurança. Há associações várias que vão anunciando, nos seus sites ou redes sociais, as atividades se propõem realizar até ao fim de 2021. Visite e explore sites como o Tourism for All, sites ligados a determinadas condições de saúde, como o da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) e mesmo agências de viagens dedicadas ao turismo sénior ou adaptado, uma vez que podem ser boas fontes de informação.
Ainda está a pensar que tipo de férias escolher? Não esqueça estes recursos:
Antes de partir de férias verifique se o alojamento dispõe de infraestruturas acessíveis bem como dos produtos de apoio que precisa, como cadeiras de rodas, bem como as formalidades essenciais tais como seguros de viagem, de vida, de acidentes pessoais ou o cartão europeu de seguro de doença. Da mesma forma, analise todos os blogues, sites e testemunhos de viajantes com necessidades especiais que já estiveram nas mesmas circunstâncias. Leia o wheelchairtraveling.com: este site dá conselhos, informações e partilha histórias de pessoas com mobilidade reduzida. Há muitos artigos que lhe dão dicas sobre vários destinos. Espreite, por exemplo, o Tourism for All, uma ajuda para quem viaja para o Reino Unido e que conta com uma lista útil de empresas e serviços. Consulte também o Lonely Planet Thorn Tree forum, um dos guias turísticos de topo a nível mundial e que agrega imensa informação para viajantes com deficiências, sobretudo no seu fórum, o Thorn Tree. Plataformas como a Trip Trip Hooray e a It’s Accessible merecem também uma visita. Se tiver uma incapacidade visual, pode consultar os guias Guide Dots, versão áudio. Em Portugal, não se esqueça de consultar os recursos da Acessible Portugal.
Precisa de ajuda?
Qualquer que seja a sua condição ou necessidade, a sua saúde e a saúde dos seus está primeiro. Quer seja utente, cuidador ou familiar, em Alcura disponibilizamos, entre outros, produtos da gama de Conforto e Bem Estar, Higiene e de Mobilidade, para melhorar a qualidade de vida e apoiar pessoas em recuperação, e seus cuidadores, permitindo facilitar o quotidiano com o máximo conforto possível.
Apoiamos quem precisa, em todas as fases do processo, através de uma relação de proximidade, apresentando a possibilidade de compra, aluguer ou extensão de aluguer, dos produtos disponíveis.
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