Roy Frank Mitte, um ator em ascensão

Roy Frank “RJ” Mitte III, nascido nos EUA, Mississippi, em 1992 é ator, produtor e modelo. Tornou-se mais conhecido do grande público pelo seu papel como Walter “Flynn” White Jr. na série Breaking Bad (2008–13).

Tal como a sua personagem, o ator sofre de paralisia cerebral. Depois de se mudar para Hollywood, em 2006, ele começou a trabalhar com um agente e gestor de talentos, Addison Witt. Juntos procuraram oportunidades de representação para que a sua deficiência servisse para sensibilizar os telespectadores, o que o levou a uma audição para o papel em Breaking Bad.

Um percurso na representação

 

Em 2006 R.J. Mitte mudou-se para Hollywood, Califórnia, com sua família para apoiar a incursão profissional da sua irmã, a atriz Lacianne Carriere. Inicialmente o trabalho com o agente foi sobretudo para se divertir e para se integrar, criando relações de proximidade com pessoas da sua idade. Com o incentivo de Witt e da agente de talentos Debra Manners, Mitte começou a fazer testes para anúncios e séries de TV como Anatomia de Grey (2005). Mitte tentou papéis de fundo e acabou por se tornar aluno regular no popular programa da Disney, Hannah Montana (2006).

Entretanto Mitte foi escolhido como Walt White Jr., personagem do elenco principal da série Breaking Bad, onde fazia um papel em que sofria também de paralisia cerebral e em que era filho do protagonista. Embora Mitte tenha um caso moderado da mesma condição de saúde, teve de fazer o trabalho de pesquisa como ator: foi preciso estudar a personagem e até reaprender muitos dos desafios que enfrentou na infância, para transmitir uma versão mais acentuada da paralisia cerebral.

Alguns destaques na carreira:

2013 – Mitte recebeu o prémio SAG-AFTRA Harold Russell pela sua interpretação de Walter White Jr. na série; O Screen Actors Guild nomeou-o como o porta-voz dos atores com deficiência e é também o representante da “Inclusão nas Artes e nos Media de Artistas com Deficiência”, que emprega artistas com deficiência;

 

2014 – Foi modelo para uma campanha internacional de moda. De seguida foi convidado por nomes de destaque no setor, como Vivienne Westwood; apareceu na capa da edição de fevereiro/ março de 2015 da revista Neurology Now (publicada pela American Academy of Neurology). A edição incluiu uma curta biografia e as suas opiniões sobre paralisia cerebral, bullying e sobre a carreira de ator. Tornou-se embaixador da Paralisia Cerebral Unida.

 

Um percurso cheio de desafios pessoais

A história pessoal de RJ Mitte, além da paralisia cerebral, foi cheia de questões complexas para ultrapassar na infância, adolescência e início da idade adulta. Os pais separaram-se quando tinha 9 meses e o pai tornou-se ausente da sua vida. Aos seis anos descobriu que tinha sido adotado por causa de um cancro nos ovários da mãe que a impediria de ter filhos. Quando Mitte atingiu 12 anos nasceu, inesperadamente, a sua irmã, Lacianne, que ficaria totalmente a seu cargo porque a sua mãe ficou paralisada por seis anos, um mês depois do nascimento da irmã. Depois do acidente a mãe foi despedida e Mitte começou a trabalhar para ajudar a família, mantendo até hoje o seu apoio à mãe e irmã. Mitte explica que a mãe e os avós, que ajudaram a criá-lo, sempre lhe disseram que seria capaz de «fazer o que quisesse». O ator sublinha que o avô o ajudou a tornar-se naquilo que é hoje: ‘não conseguir’ não era uma opção para o seu avô. Se lhe dissesse que não conseguia fazer algo, ele insistia imediatamente que o poderia fazer e dizia: «porque me disseste que não podias fazer, vou forçar-te a fazer. Se quiseres o suficiente, pode ser feito».

Mitte mantém a sua carreira de ator e produtor em Los Angeles e mantém o seu envolvimento no ativismo pelas causas ligadas à deficiência.

 

Precisa de ajuda?

Qualquer que seja a sua condição ou necessidade, a sua saúde e a saúde dos seus está primeiro. Quer seja utente, cuidador ou familiar, em Alcura disponibilizamos, entre outros, produtos da gama de Conforto e Bem Estar, Higiene e de Mobilidade, para melhorar a qualidade de vida e apoiar pessoas em recuperação, e seus cuidadores, permitindo facilitar o quotidiano com o máximo conforto possível.

Apoiamos quem precisa, em todas as fases do processo, através de uma relação de proximidade, apresentando a possibilidade de compra, aluguer ou extensão de aluguer, dos produtos disponíveis. Alcura, sempre perto de si, quando mais precisa de nós.

Disponível na sua Farmácia.

Categorias