Meias de compressão: os benefícios terapêuticos

As meias de compressão ajudam a reforçar as veias e melhoram a circulação sanguínea. A sua utilização pode ser fundamental da Doença Venosa Crónica.

 

Doença  Venosa Crónica

A Doença Venosa Crónica afeta mais de 2 milhões de portugueses com mais de 30 anos, com uma incidência maior entre as mulheres. Estima-se que 60% dos doentes são do sexo feminino e os restantes 40% do sexo masculino. [1] Os sintomas mais comuns associados à insuficiência venosa são o inchaço de pernas, tornozelos e pés; a sensação de pernas cansadas ou pesadas; comichão; dormência nas pernas e cãibras durante a noite. Os sintomas agravam-se com o calor e com o decorrer do dia e é aconselhado dormir com as pernas elevadas para uma melhor circulação sanguínea.

Os grandes fatores de risco passam pela idade, o histórico familiar e ser do sexo feminino. Permanecer parado durante muito tempo, seja em pé ou parado, a falta de atividade física, pressão arterial elevada, obesidade, obstipação e tabagismo são outros sinais a ter em conta.

Para além da utilização das meias de compressão existem várias práticas desportivas recomendadas para melhorar a saúde venosa. Os exercícios suaves e com movimentos previsíveis, como caminhadas, natação, ciclismo ou dança, são os mais recomendáveis.

 

Alcura

 

Terapia de compressão

A compressão é considerada o tratamento base para a insuficiência venosa. Tem impacto na prevenção e redução das estrias, varizes, úlceras e diminui o risco da criação de coágulos de sangue e embolias.

As meias de compressão são um dispositivo médico importante neste tratamento. Estreitam o diâmetro das veias das pernas e, dessa forma, reforça a circulação sanguínea e impedindo a acumulação de sangue nas veias. A sua utilização reforça as veias e reduz a pressão, normaliza a função da parede das veias e melhora as trocas metabólicas nos tecidos.

Existem diversos tipos níveis de compressão consoante a evolução e a gravidade da doença, divididas em quatro classes de compressão. Diferenciam-se pela resistência do material e a decisão da sua utilização deve ser sempre tomada sob consulta de um especialista. Só um médico deverá decidir qual a classe de compressão necessária e nunca se devem utilizar meias de compressão por iniciativa própria, até porque existem várias contraindicações à sua utilização.

  • A medi apresenta uma linha completa de meias de compressão para usar nas mais diversas ocasiões e adaptadas a estilos de vida diferentes. Desde os modelos de aparência profissional e elegantes até aos mais desportivos. Estão disponíveis modelos com malhas mais finas (não se distinguido das meias convencionais) ou numa enorme variedade de cores, do joelho, até à raiz da coxa e collant, com vários padrões diferentes. O conforto é garantido já que as meias são macias e delicadas para a pele e melhoram definitivamente a qualidade de vida de quem as usa. Estes são alguns dos modelos Mediven:Elegance: realça a beleza natural feminina, com padrões atraentes na banda de fixação das meias até à coxa para uma compressão eficaz e bonita.
  • For Men: meias de compressão elegantes e sofisticadas com um “design canelado executivo”. Feitas a pensar nos homens e adequadas para tamanhos de calçado 39-46.
  • Plus: um modelo com mais de 40 anos, disponível para homens e mulheres, e adequado para classes de compressão 1, 2 e 3.

 

Precisa de ajuda?

 

Qualquer que seja a sua condição ou necessidade, a sua saúde e a saúde dos seus está primeiro. Quer seja utente, cuidador ou familiar, em Alcura, disponibilizamos produtos das gamas de Conforto e Bem Estar, Higiene, Mobilidade e Vida Ativa, para melhorar a qualidade de vida e apoiar pessoas em recuperação, e seus cuidadores, permitindo facilitar o quotidiano com o máximo conforto possível.

 

Apoiamos quem precisa, em todas as fases do processo, através de uma relação de proximidade, apresentando a possibilidade de compra, aluguer ou extensão de aluguer, dos produtos disponíveis.

 

Alcura, sempre perto de si, quando mais precisa de nós.

 

 

[1] //www.zeflavon.pt/doenca-venosa

Categorias