Laurent Chardard, um fenómeno da natação

Foi vice-campeão do mundo nos 50 metros mariposa, em 2019, e competiu pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, onde atingiu o 4º quarto lugar com um tempo de 32,29 segundos. Ele é Laurent Chardard, um jovem atleta francês, de 26 anos, que vinha do bodyboard e que, em 2016, perdeu um dos membros num acidente. Só que foi a partir daí que não parou de conquistar vitórias desportivas e de vida.

2016, a mudança

Em 2016, Chardard perdeu o braço direito e a perna (zona do tornozelo) direita em consequência de ferimentos que sofreu num ataque de tubarão enquanto praticava bodyboard na praia de Boucan Canot, na ilha de Reunião, território francês ultramarino.

À época foi resgatado por um salva-vidas numa mota de água e levado para o hospital de helicóptero, em estado crítico, onde foi amputado e conseguiu recuperar. “Tive sorte porque o posto de primeiros socorros ficava muito perto de onde fui atacado, e havia alguns médicos e enfermeiras na praia quando isso aconteceu, e eles vieram rapidamente e ajudaram a prestar os primeiros socorros. Daí a sorte de ainda estar aqui hoje”, explicou sobre o acidente.

O atleta nasceu em Saint-Pierre, em Reunião, ilha próxima de Madagáscar, tendo-se mudado para a França continental, em 2009, para estudar engenharia. Desde a infância que praticava desporto e sempre se dedicou aos desportos aquáticos. Depois do acidente afirma ter mergulhado a cabeça no desporto para superar a situação: “continuei a praticar desporto para me apoiar na recuperação e isso ajudou-me muito. Vim para a natação porque era muito aquático”, confessou Chardard, desde sempre um apaixonado pelo Oceano.

A natação, a aceitação e a luta

A natação permite-lhe encontrar a calma e manter a serenidade que o caracterizam. “Depois do meu acidente, poderia ter ficado numa fase de reclamação e lamento. Perdi um braço e uma perna, estou incapacitado, a minha vida nunca mais será como antes. É uma realidade. Mas não quero ser definido por esta desvantagem “, afirmou em entrevistas recentes à imprensa. “O importante é aceitar as coisas, as situações difíceis. Devemos tentar usar isso para seguir em frente”, salientou. E essa  foi a atitude que ajudou a que o sucesso e o ânimo voltassem rapidamente à sua vida.

Laurent Chardard classificou-se para o Mundial e três anos após o acidente, em 2019, conquistou o título de vice-campeão mundial nos 50m mariposa. Para além da participação nos recentes jogos de Tóquio, onde como atleta estreante quase chegou ao pódio, entre as suas últimas conquistas desportivas conta-se a participação numa prova de distância com os oito melhores nadadores do planeta.

Uma prótese feita em casa

Este tipo de histórias de superação mostra que a chave para ultrapassar qualquer acidente parece estar na capacidade de reação de cada pessoa, munindo-se de todos os recursos que tem à mão. Incrivelmente, Laurent Chardard desenvolveu também a sua própria prótese de braço para poder continuar a prática de bodyboard. “Tenho formação em engenharia e, por isso, um mês após meu acidente, comecei imediatamente a pensar em fazer minha própria prótese. Isso ajuda-me a agarrar a prancha para guiá-la e fazer alguns movimentos. Mas então percebi que poderia fazer coisas quotidianas com ela, como carregar uma saco de compras ou até papéis. “A prótese ficou com um aspeto artesanal, mas não me importei. O importante foi poder voltar a entrar na água rapidamente, porque isso continua a ser uma grande parte da minha vida. Sempre que tenho tempo livre, vou até à costa para encontrar a melhor onda. É uma paixão que ficou”, confessa.

Precisa de ajuda?

Qualquer que seja a sua condição ou necessidade, a sua saúde e a saúde dos seus está primeiro. Quer seja utente, cuidador ou familiar, em Alcura disponibilizamos, entre outros, produtos da gama de Conforto e Bem Estar, Higiene, de Mobilidade e Vida Ativa, para melhorar a qualidade de vida e apoiar pessoas em recuperação, e seus cuidadores, permitindo facilitar o quotidiano com o máximo conforto possível.

Apoiamos quem precisa, em todas as fases do processo, através de uma relação de proximidade, apresentando a possibilidade de compra, aluguer ou extensão de aluguer, dos produtos disponíveis.

Alcura, sempre perto de si, quando mais precisa de nós.

Disponível na sua Farmácia.

 

Categorias