

No dia 14 de março comemora-se assinala-se o Dia Mundial da Incontinência Urinária – um problema que afeta milhões de pessoas pelo mundo, tanto homens como mulheres, mas que é mais comum entre a população feminina e os mais idosos. A incontinência urinária define-se como a perda involuntária de urina, uma situação patológica que interfere na qualidade de vida dos doentes, nas suas relações sociais e profissionais.
Tipos e causas da incontinência urinária
- Incontinência de esforço
Quando a perda de urina acontece num momento de pressão intra-abdominal, por exemplo, com a tosse, espirro, risada, flexão ou ao levantar um peso. Este tipo de incontinência é normalmente resultado de um enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico e do esfíncter uretral.
- Incontinência de urgência
Quando se sente uma necessidade súbita, intensa e irreprimível de urinar. Levantar-se para urinar durante a noite e incontinência noturna são comuns. Resulta regularmente de uma superatividade dos músculos que controlam a bexiga.
- Incontinência por transbordamento
Quando não se consegue esvaziar totalmente a bexiga e isso provoca perdas de urina constantes. Frequentemente causada por uma obstrução ou bloqueio na bexiga, que não permite esvaziar completamente a bexiga.
- Incontinência funcional
Quando a perda de urina acontece por não existir um controlo da micção. A incontinência total pode ser causada por um problema de nascença, por uma lesão vertebral ou pela existência de um problema de saúde que afeta o controlo da vontade de urinar, como a Alzheimer, por exemplo.
É possível ainda que uma pessoa tenha vários tipos de incontinência, uma incontinência mista. E existem determinados fatores que podem aumentar as possibilidades de incontinência urinária, como o historial familiar; a gravidez e o parto vaginal; a obesidade ou o envelhecimento.
Tratamento
Inicialmente o tratamento pode passar por tomar algumas medidas simples no dia a dia que podem aliviar os sintomas. Isto inclui:
- Mudança do estilo de vida, como perder peso e cortar na cafeína e no álcool
- Exercícios para fortalecer o pavimento pélvico
- Reforço dos músculos pélvicos, para maior controlo da urina e aumentar o tempo entre as idas à casa de banho
A utilização de fraldas ou cuecas absorventes, garantem conforto e proteção às pessoas com incontinência moderada a grave.
Ao procurar o produto para incontinência ideal para si deve ter em consideração:
- Para pessoas autónomas, cuecas de incontinência
- Para pessoas acamadas ou dependente de terceiros, fraldas e os resguardos.
Com a marca Alvita encontra uma vasta gama de produtos de incontinência com diferentes capacidades de absorção e tamanhos para ir de encontro à preferência de cada utilizador.
Descubra as principais características da gama incontinência Alvita:
Solicite uma amostra gratuita da gama de incontinência Alvita na sua Farmácia aqui
Dependendo do tipo de incontinência, pode ser recomendável a intervenção cirúrgica – seja para reduzir a pressão sobre a bexiga, fortalecer os músculos que controlam a micção ou pela colocação de um stent para estreitamento da uretra.
Prevenção
Nem sempre é possível prevenir a incontinência urinária, mas existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir a probabilidade desta patologia. Manter um peso saudável, cortar ou evitar o consumo de álcool e manter-se ativo em todas as idades são os principais conselhos.
Precisa de ajuda?
Qualquer que seja a sua condição ou necessidade, a sua saúde e a saúde dos seus está primeiro. Quer seja utente, cuidador ou familiar, em Alcura, disponibilizamos produtos das gamas de Conforto e Bem Estar, Higiene, Mobilidade e Vida Ativa, para melhorar a qualidade de vida e apoiar pessoas em recuperação, e seus cuidadores, permitindo facilitar o quotidiano com o máximo conforto possível.
Apoiamos quem precisa, em todas as fases do processo, através de uma relação de proximidade, apresentando a possibilidade de compra, aluguer ou extensão de aluguer, dos produtos disponíveis.
Alcura, sempre perto de si, quando mais precisa de nós.